Manaus e seus Atrativos

 

Os dias na cidade de Manaus serão encantadores.

 

PONTOS TURÍSTICOS

 

TEATRO AMAZONAS

 

Teatro Amazonas é um teatro brasileiro localizado no largo de São Sebastião, no centro de Manaus, capital do Amazonas. O teatro, inaugurado em 1896, é a expressão mais significativa da riqueza de Manaus durante o Ciclo da Borracha. A orquestra Amazonas Filarmônica regularmente ensaia e se apresenta em seu interior.

 

 

PONTA NEGRA

 

Ponta Negra é o bairro mais nobre de Manaus, além de ser um ponto turístico. Localiza-se na  Zona Oeste da cidade.

acesso à praia: 

Linha

Origem

Empresa

Tarifa

Principais pontos do trajeto

120

Ponta Negra ↔ Centro

Viação São Pedro

R$ 3,00

Centro

 
 
ENCONTRO DAS AGUAS
 
 

Encontro das Águas é um fenômeno que acontece na confluência entre o rio Negro, de água negra, e o rio Solimões, de água barrenta, onde as águas dos dois rios correm lado a lado sem se misturar por uma extensão de mais de 6 km. É uma das principais atrações turisticas da cidade de Manaus.

Esse fenômeno acontece em decorrência da diferença entre a temperatura e densidade das águas e, ainda, à velocidade de suas correntezas: o Rio Negro corre cerca de 2 km/h a uma temperatura de 28°C, enquanto que o Rio Solimões corre de 4 a 6 km/h a uma temperatura de 22°C.1

Há dezenas de agências de turismo que oferecem o passeio à região, em roteiros que costumam incluir uma volta pelos igarapés da região. Se o passeio for feito em um barco pequeno, o visitante pode pôr a mão na água durante a travessia de um lado para o outro das águas, e sentir que os rios têm temperaturas diferentes.

No período do rio cheio que vai de janeiro a julho é a melhor época para fazer um passeio para observar o encontro das águas, uma vez que as saídas dentre os igarapés são em canoas motorizadas. Pode-se entrar nos furos e braços de rios e ter a possibilidade de ver animais como pássaros, macacos e preguiças.

 

 

PONTE RIO NEGRO

A Ponte Rio Negro, a maior ponte estaiada de 400 metros (seção suspensa por cabos) do Brasil para o rio, é a segunda maior ponte fluvial no mundo, superada apenas pela ponte sobre o Rio Orinoco, na Venezuela. Sua largura total é de 20,70 metros no trecho convencional e 22,60 metros na parte estaiada. A via tem quatro faixas de tráfego, duas em cada sentido, além da faixa de passeio para pedestres nos dois lados. O mastro central apoia dois vãos de 200 metros para cada lado. A estrutura, em forma de diamante, é dividida em três partes: um cone de ponta-cabeça abaixo do tabuleiro, um cone acima do tabuleiro e o topo do mastro. O formato aerodinâmico foi adotado para diminuir o atrito com o vento.
 
 

PORTO DE MANAUS

 

Porto de Manaus é um porto fluvial brasileiro localizado na costa oeste do  Rio Negro no centro da cidade de Manaus. É o maior porto da Amazonia, o terceiro maior porto exportador do país e é considerado o porto mais original do Brasil. Atende aos estados do Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia, Acre e áreas do norte do Mato Grosso. Construído em um cais flutuante e projetado por ingleses, foi inaugurado em 1907 quando a cidade vivia o apogeu da época áurea da borracha.

link:http://www.portodemanaus.com.br/

 

FEIRA DE ARTESANATO EDUARDO RIBEIRO

Feira de Artesanato da Eduardo Ribeiro é um dos maiores centros comerciais a céu aberto da Região Norte do País. Localizada na Avenida de mesmo nome, a Feira funciona há onze anos todos os domingos de 8hr às 14hr no centro de Manaus.

A dica de hoje vai para todos aqueles que gostam de comprar bem gastando menos. O lugar é ótimo para passeio, pois oferece desde alimentação até um diversificado centro comercial. Além da Feira, há outras lojas no local que também abrem aos domingos.

O lugar oferece mais de 300 barracas divididas em nove setores: artesanato, alimentação, bijuterias, acessórios e bolsas, indígenas, sebo, arranjos e decoração, vestuário, mesa e banho. De acordo com uma pesquisa divulgada pela Associação da Feira de Artesanato e Produtos do Amazonas (Afapa), uma das entidades responsáveis pela Feira, o público chega a quase 5 mil pessoas todos os domingos.

link: http://www.aondefui.com/feira-de-artesanato-da-eduardo-ribeiro/

ZOOLÓGICO DO CIGS

Zoológico foi construído em 1967

Mantido e administrado pelo Exército Brasileiro, o zoológico foi construído em 1967, com o objetivo de proporcionar informações sobre a fauna amazônica aos alunos do Curso de Operações na Selva.

Atualmente, possui cerca de 171 animais de 58 espécies. Além de palestras e atividades práticas relativas à preservação do meio ambiente e fauna, o zoológico também investe na recuperação de animais vitimizados para devolução aos seus habitats naturais.

Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 16:30h.

Endereço  Endereço: Av. São Jorge, 750 – São Jorge.
Fone: 55 (92) 2125-6448/2125-6464
Ingressos: R$ 2,50, crianças até 12 anos não pagam.
Web Site: www.cigs.com.br
Ônibus: 120/122
Manaus, AM

BOSQUE DA CIÊNCIA

Inaugurado em 1º de abril de 1995, como parte das comemorações do 40º aniversário do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA. Concretizou-se, assim, um antigo sonho de abrir as portas do Instituto ao público.

O Bosque da Ciência que é uma área de aproximadamente 13 (treze) hectares, localizado no perímetro urbano da cidade de Manaus na zona central - leste. Projetado e estruturado para fomentar e promover o desenvolvimento do programa de Difusão Científica e de Educação Ambiental do INPA, ao mesmo tempo preservando os aspectos da biodiversidade existente no local.

Entre os seus objetivos pretende oferecer à população uma nova opção de lazer com caráter sócio-científico e cultural, propiciando aos visitantes interesse pelo meio ambiente, além de oferecer atrativos turísticos e entretenimento.

link do INPA:http://www.inpa.gov.br/

link do Bosque da Ciencia: http://www.inpa.gov.br/bosque/

próximo ao Campus Universitário-UFAM

PARQUE DO MINDU

O Parque Municipal do Mindu foi instituído em 1993, através da Lei Municipal nº 219 de 11 de novembro, com área de 309.518 m², atualmente protege uma área de 40,8 ha.

Entre os vários atrativos ambientais, como exemplares da flora e fauna locais observados durante a caminhada nas trilhas, o parque também dispõe de anfiteatro para 700 pessoas, auditório com capacidade para 100 pessoas, orquidário, trilha suspensa com sinalização, trilhas e banheiros com adaptações para portadores de necessidades especiais, biblioteca ambiental, canteiros de ervas com propriedades medicinais e aromáticas, lanchonete e estacionamento próprio e um chapéu de palha.

Todo esse ambiente é propício para o desenvolvimento de atividades de educação ambiental, pensando nisto a Semmas, disponibiliza, por intermédio da Escola Itinerante de Meio Ambiente, a oportunidade da população manauara conhecer o parque, através de visitas programadas.

O objetivo do evento é despertar interesse dos participantes quanto à conservação da natureza, através de caminhada nas tilhas, entre outras.

Parque Municipal do Mindu
Rua Perimetral, s/n – Parque Dez
Fone/Fax: (92) 3236-7702
Manaus, AM

JARDIM BOTÂNICO

http://www.jardimbotanicodemanaus.org/doku.php

Visitar o Jardim Botânico Adolpho Ducke de Manaus é experimentar toda a exuberância da floresta de terra firme amazônica.

Localizado na borda da Reserva Florestal Adolpho Ducke, na zona Leste de Manaus, seus mais de 3km de trilhas levam o visitante ao interior da mata primária onde é possível encontrar árvores como um angelim-pedra (Dinizia excelsa) de 40 metros e 400 anos de idade. 

Borboletas e outros insetos, macacos e preguiças também podem ser vistos nas trilhas. Com sorte, há a chance de um encontro com animais selvagens raros, como o gavião-real (Harpia harpyja), que chega a medir dois metros de uma asa a outra e é considerada a mais poderosa ave de rapina do mundo.

Coleções de palmeiras, helicônias e aráceas, e um viveiro de orquídeas e bromélias formam o acervo de espécies trazidas do interior da Reserva e de diferentes regiões da Amazônia. 

Biblioteca, anfiteatro, pavilhão e tenda para exposições e um viveiro com mudas para doação completam os atrativos. Programas de educação ambiental, jogos, oficinas de arte e sessões de contação de história e planetário são oferecidos aos grupos e escolas que agendam sua visita. Cientistas e jovens universitários também encontram no local apoio para realizar seus estudos.

Todas essas atividades contribuem para que o Jardim concretize sua missão de gerar, promover e divulgar conhecimentos sobre a flora amazônica, seus ecossistemas e suas interações com o meio ambiente, contribuindo para a construção da consciência ambiental.


VENHA CONHECER O JARDIM BOTÂNICO DE MANAUS! Horário: aberto de terça à domingo, de 8h às 12h e de 13h às 16:30h. Entrada gratuita!
Conheça também nossa Galeria de Fotos

 

entre em contato: (92) 3582-2929

e-mail: atendimento@jardimbotanicodemanaus.org

 

PRAIAS

PRAIA DA LUA

Localizada à margem esquerda do rio Negro, distante 23 quilômetros de Manaus, por via fluvial. Tem o formato de uma lua em quarto crescente e uma vegetação de rara beleza natural com uma extensão de areia branca e banhada pelas águas negras do rio Negro, límpidas e geladinha. Atualmente a praia é bastante procurada pelos turistas e jovens da terra que encontram no local excelente local para acampar ao lado da natureza. 
A acesso ao lugar é feito por barcos regionais que saem de alguns portos da cidade, lanchas fretadas localizadas no pier ao lado do Tropical Hotel, na Ponta Negra. O peixe-frito e a cerveja gelada ficam por conta dos bares espalhados pela praia e que proporcionam conforto e diversão aos banhistas que a visitam.

 

PRAIA DO TUPÉ

 

Localizada à margem esquerda do Rio Negro, na zona rural de Manaus, e instituída como Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé, a RDS TUPÉ é uma área com potencialidade
especial para o ecoturismo. Esta prática promove a sustentabilidade da floresta
e animais da reserva e trás retorno financeiro diretamente para a população
local: ribeirinhos, caboclos e indígenas que já estão capacitados para receber
turistas.

A praia do Tupé, localizada a 34 quilômetros de Manaus, é bastante procurada por banhistas nos feriados e finais de semana. O acesso é feito exclusivamente por via fluvial. Durante a cheia do Rio Negro, a
praia fica restrita a 20m de largura e, na vazante, atinge até 80m.

 
PRAIA AÇUTUBA

 

Localizada no município de Iranduba, a 27 km de Manaus, a Praia do Açutuba é um dos principais atrativos do Estado. A inauguração da Ponte sobre o Rio Negro, há quase um ano, facilitou o acesso de quem mora na capital à praia, além dos turistas de outros do restante do Brasil e mundo afora.

Aos sábados e domingos, o balneário chega a atrair a presença de até 2000 pessoas. Durante a semana, o movimento é menor. Mas, ainda assim, os curiosos colocam o “pé na estrada” para conferir o local. O acesso à praia também pode ser através do rio.

CACHOEIRAS 

http://descobrindooamazonas.webs.com/presidentefigueiredo.htm

http://www.cachoeirasantuario.com.br/santuario.php

As cachoeiras são localizadas no municipio de Presidente Figueiredo, cerca de 110 km de Manaus

O trajeto até a cidade, dura em torno de duas horas pela BR 174, que está bastante conservada. No caminho, já é possível observar belezas naturais, como pequenos lagos, igarapés e uma densa floresta preservada.  

A cidade é bastante estruturada, possuindo duas agências bancárias, cerca de 25 restaurantes e 20 hotéis, incluindo pousadas. Os valores da hospedagem variam entre R$ 80 e R$ 100 reais em finais de semana, e entre R$ 50 e R$ 80 em dias de semana.

Ao chegar em Presidente Figueiredo, o turista pode encontrar na Central de Atendimento ao Turista (CAT), localizada na entrada da cidade, o mapa da região e informações sobre os principais pontos turísticos.

Além disso, é possível ir até a Associação dos Guias de Selva, localizado na frente da rodoviária da cidade e solicitar os serviços de um guia. Os roteiros turísticos custam de R$ 100 à R$ 120 reais, dependendo do tipo de itinerário que o cliente deseja.

Devido à distância entre as cachoeiras, se o visitante não for de carro, é aconselhável o uso de táxis ou moto-táxis.

Cachoeiras para visitar na AM 240

As cachoeiras de Presidente Figueiredo variam de 3 a 30 metros de altura. De acordo com o guia Edilson Navarro, dependendo do volume de água dos rios, há períodos em que determinados locais são melhores para se visitar durante a cheia, como é o caso da Cachoeira de Pedra Furada (km 57 da estrada para Balbina - AM 240), e outras que são melhores na vazante, como por exemplo a cachoeira de Iracema (km 115 da BR 174).

A estrada de Balbina concentra a maior parte das cachoeiras. Logo no km 6, existe a Caverna do Maroaga e a Gruta da Judéia, ambas próximas uma da outra. Porém, para conhecê-las, é necessário gastar, pelo menos, 2 horas e só pode ser visitada com um guia de selva, por conta da complicada trilha até o local, além de estar área de proteção ambiental.

O nome de Caverna do Maroaga foi dado em homenagem a um chefe Waimiri-Atroari que, segundo a lenda, se refugiou na caverna na década de 60 durante a construção da BR-174. Segundo o guia, a caverna é considerada um dos lugares mais fascinantes da cidade, pois possui mais de 200 metros de túneis e galerias, que eram utilizados como esconderijo pelos indígenas que fugiam dos ataques dos militares.

Ao sair da caverna, basta caminhar mais 30 minutos e é possível chegar à Gruta da Judéia. No local, existe uma piscina natural com águas douradas e um paredão rochoso com árvores e cipós. Esse é um dos roteiros preferidos de turistas com um perfil mais aventureiro.

No km 12, é possível encontrar a Cachoeira do Santuário, que pode ser considerada uma das mais bem estruturadas da cidade e conta com chalés que custam R$ 180 o casal, com café da manhã incluso. Para quatro pessoas, o valor da hospedagem é R$ 240 e para cinco pessoas R$ 300. A visita custa R$ 10 por pessoa.

No Santuário, existe um paredão com a imagem de Santa Clara. Segundo o funcionário que trabalha há 15 anos no local, Marco Aurélio, os índios utilizavam a cachoeira para fazer rituais de renovação. Segundo ele, muitos acreditam que a cachoeira renova as energias espirituais, e a pequena espuma que se forma com a forte queda da água faz bem para a pele.

Ainda na AM 240, no km 13, localiza-se a Cachoeira da Porteira, uma das mais escolhidas para camping. O preço da visita é R$ 10 por pessoa, e para acampar custa R$ 15.

Para quem prefere um ambiente familiar, e mais seguro para crianças, o indicado é o Sítio Berro D'água Cachoeira, no km 11, e a Cachoeira dos Pássaros, no km 13.

Na Cachoeira dos Pássaros, é possível usufruir de turismo rural na época da vazante, e como turismo de lazer durante os 6 meses de cheia dos rios. Com a visita custando R$ 5,  o local possui barracas onde é possível atar rede e passar o dia observando a natureza.

Atividades de bóiacross, e tirolesa são oferecidos na cachoeira. O passeio na bóia custa R$ 10, e a tirolesa custa R$ 5 a descida. Para acampar na cachoeira, o valor é de R$ 5 por pessoa. 

De acordo com o proprietário da cachoeira, Lucirley Pereira, o diferencial da Cachoeira dos Pássaros é o atendimento e o ambiente familiar.

Além das cachoeiras citadas, as outras mais visitadas na AM 240 são a Cachoeira Cara da Onça e Sossego da Pantera, no km 20, a Corredeira Rio das Pedras, no km 22,  e a Cachoeira da Pedra Furada e Salto do Ipy no km 57.

Cachoeiras para visitar na BR 174

Localizado no km 107 da BR-174, o Parque Urubuí (nome de um pássaro conhecido da região)  é uma área de proteção ambiental, que objetiva conciliar as atividades humanas com a proteção dos recursos naturais.

Quiosques, hotéis, lojas e restaurantes preenchem o parque, conhecido como o ponto central da cidade. Refeições variam de R$40 à R$ 100 reais. O prato mais pedido nos restaurantes é o filé regional de tucunaré, retirado do lago de Balbina, conforme comentou um dos fundadores do parque, Jucerlande Martins.

Ele conta também, que existem pessoas que preferem os peixes mais exóticos, como o Tamunatá (10 peixes por R$ 45) e Bodó (6 peixes por R$ 45).

No parque, existe uma agência de turismo de aventura chamada Acqua Venture. Lá, é possível contratar roteiros mais específicos.

Para quem quer praticar esportes, a corredeira do Urubuí oferece o boiacróss (R$ 40, a hora) e Caiaque (R$ 70 o roteiro de 2km). De acordo com o condutor de turismo de aventura, Daniel Silva, as atividades podem ser realizadas de janeiro a junho, pois é quando o nível do rio fica ideal para praticar os esportes.

Ainda na BR 174, precisamente no km 115, localiza-se a Cachoeira de Iracema, uma das mais visitadas de Presidente Figueiredo por conta da infra-estrutura turística de qualidade. O local possui pousadas e um restaurante para melhor atender o visitante.

Esportes Radicais e Animais – Opções de Diversão em Presidente Figueiredo

Trilhas, bóiacross, rapel, rafting e caiaque são algumas das especialidades de esportes radicais oferecidos no municípios de Presidente Figueiredo, mais conhecido como a "Terra das Cachoeiras". Além disso, muitos animais podem ser vistos nas trilhas pela floresta, como por exemplo, tatus, nanbus, preguiças, pássaros diversos, cobras, lagartos, tarântulas marrons, e insetos.

De acordo com o guia de selva Edilson Navarro, da Associação de Guias de Selva de Presidente Figueiredo uma das melhores opções de lazer são os roteiros de aventura. Porém, esses esportes radicais podem ser praticados apenas em época de cheia, entre os meses de janeiro e junho.

“Para conhecer a maioria dos atrativos naturais, é necessário ficar, no mínimo, dois dias. Existem roteiros tradicionais e específicos que são bastante procurados. Ao todo, são cerca de 20 roteiros, incluindo os de aventura", explicou.

Além das belezas naturais, existem muitos lugares exóticos na cidade, todos com histórias interessantes, que são contadas pelos guias no caminho até as cachoeiras.

Um dos passeios mais interessantes é a observação do pássaro Galo da Serra, no qual é possível encontrá-lo juntamente com o seu predador,o pássaro Gavião, em vegetação campinarana.

 

Em breve será divulgado ônibus e preço pra esse passeio.

 

CASAS NOTURNAS

 

ROCK

PORÃO DO ALEMÃO 

Localização: Estrada da Ponta Negra 1986, São Jorge
Site: http://www.poraodoalemao.com.br/

-

BAR DO CABELO

Av. Rodrigo Otávio, prox. a Bola do Coroado 

-

MOTO ROCK BAR - https://www.facebook.com/pages/Motorock-Bar/261252617226652?sk=map&activecategory=Fotos&session_id=1334109285
Localizado na Avenida das Torres, Próx. ao radar .
A partir de Quarta a Sábado.
A casa abre a partir de 20 Hrs

-

CASTELINHO BAR

Av. Eduardo Ribeiro, prox a praça do congresso, CENTRO

-

SAFARI BAR

Av. Eduardo Ribeiro, prox a praça do congresso, CENTRO

-

Caverna Rock Café

RUA COSTA AZEVEDO N° 91 – CENTRO.
DE SEGUNDA A SÁBADO. APARTIR DAS 18:00 HORAS.

-

SERTANEJO/FORRÓ

 

PEGADA'S SERTANEJAS - http://www.facebook.com/sertaneja.pegadas?fref=ts

Av. Tarumã

ManausAM

SERTANEJO NO GRAU - https://www.facebook.com/SertanejoNoGrau

KABANAS HALL - http://www.facebook.com/kabanashallmanaus?fref=ts

Av. Tarumã

ManausAM

TOCA DA RAPOSA - http://www.facebook.com/tocadaraposa.perfilii?fref=ts

ALAMBIQUE DO FORRÓ - http://www.facebook.com/AlambiquedoForro?fref=ts

MIKA´S CHOPP - http://www.facebook.com/pages/Mikas-Chopp/461148593908181?fref=ts

CHAPÉU GOIANO CHOPP - http://www.facebook.com/chapeugoianooficial?fref=ts

CERVEJARIA FELLICE - http://www.facebook.com/pages/CERVEJARIA-FELLICE/170882829647180?ref=ts&fref=ts

 

BOATES

 

ALL NIGHT PUB - http://www.allnightpub.com/

 (de R$ 30,00 a R$ 50,00) · 
Avenida Ephigênio Salles 2085, Manaus, BR.
(92) 3236-2230
Fechado até Quinta 21:00 - 06:00
-
-